Por Robert J. Tamasy
Tem acontecido atualmentecom tanta frequênciaque já não nos surpreende: líderes proeminentes,políticos, executivos,esportistaseaté membros do clero,cometendo infrações éticas oupegos em meio a sérios escândalos.É o mundo em que vivemos! Ao longo da história, líderes reconhecidos e poderosos, caíram de suas posições de influência às profundezas de imensos fracassos.
Mas não seriaessa a norma? Afinal não é o que diz o adágio:“Poder corrompe;e poder absoluto corrompe absolutamente”?
Podíamos argumentar que ninguém é perfeito.Ou usar como defesa:“Somos apenas humanos”.Embora sejam ambas verdadeiras em certa medida, não desculpam comportamentos antiéticosou imorais.O fato de taisatosainda chocar,ressaltaa realidadequepadrõeséticos e valores morais ainda é o que esperamos de nossos líderes.Aquestão, porém, não é como convencer esses líderes a viver de acordo com exigências éticas e morais;mascomovocê e eu podemos permanecer fiéis àquilo que sabemos ser certoou errado?
Ao ler o “Manual de Negócios”a temporal,conhecido pelo nome deBíblia, encontramos a seguinte avaliação da condição humana:“Não há uma só pessoa que faça o que é certo”(Romanos3.10).
Ela nãoserve de justificativa para falta de integridade ou recusa em seguir regras morais comumente aceitas. Ao contrário, as Escrituras oferecemavisos e sugestões de como se ater – e manter – a elevados padrões decomportamento.
Ninguém está imune. Anos atrás o líder deu ma importante organizaçãosem fins lucrativos declarou:“Aúnica área em que jamais falharei é a dos relacionamentos”.Poucos anos mais tarde ele foiapanhadoem adultério com sua assistente administrativa.ABíblia alerta:“Portanto,aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”(1 Coríntios 10.12).
Cuidadoquando tudo estiver bem.Somos mais vulneráveis à tentação quando tudo está indo bem e sentimos que temos tudo sob controle.Em tempos assim, temos a tendência de confiar em nossa auto-suficiência, e deixamos de depender de Deus:“Eu me senti seguro e pensei: Nunca terei dificuldades.”(Salmo 30.6).
Todos nós temos um escape.“Não pude evitar”-é a desculpa esfarrapada quando nos rendemos à tentação e falhamos ética ou moralmente. A tentação pode parecer grande demais,mas se olharmos para Deus, Ele nos capacitará a evitar levá-la para o passo seguinte:o pecado! “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel:Ele não permitirá que vocês sejamtentados além do que podem suportar.]
Mas, quando forem tentados, Ele mesmolhes providenciará um escape, para que o possam suportar
(1 Coríntios 10.13).
Todos precisam de ajuda. “Sou fraco demais; não resisto à tentação”.Isso até pode ser verdade, mas se acreditamos na Bíblia, ela nos assegura que podemos ser fortalecidos por Jesus Cristo para fazer o que não podemos por nós mesmos:“Porque,quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim
(2 Coríntios 12.10).“
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você reage ao tomar conhecimento de fracassos morais ou éticos de figuras públicas ou celebridades?
2. Há alguma área de sua vida onde a tentação é mais forte do que em outras? Como você lida com tais situações? Há alguma área em que você acredita que jamais irá se render à tentação?
3. Você acredita que Deus pode providenciar um escape para a tentação sempre que necessário, não importa em que situação?
4. Que medidas você poderia adotar, em sua vida, para evitar áreas de fraqueza moral ou ética? Que conselho você daria a um amigo ou companheiro para ajudá-lo?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6.13; 26.41; 1 Timóteo 6.9-10; Tiago 1.2-3, 13-15; 2 Pedro 2.9-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário