segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Não nos Deixes Cair em Tentação
Por Robert J. Tamasy
Tem acontecido atualmentecom tanta frequênciaque já não nos surpreende: líderes proeminentes,políticos, executivos,esportistaseaté membros do clero,cometendo infrações éticas oupegos em meio a sérios escândalos.É o mundo em que vivemos! Ao longo da história, líderes reconhecidos e poderosos, caíram de suas posições de influência às profundezas de imensos fracassos.
Mas não seriaessa a norma? Afinal não é o que diz o adágio:“Poder corrompe;e poder absoluto corrompe absolutamente”?
Podíamos argumentar que ninguém é perfeito.Ou usar como defesa:“Somos apenas humanos”.Embora sejam ambas verdadeiras em certa medida, não desculpam comportamentos antiéticosou imorais.O fato de taisatosainda chocar,ressaltaa realidadequepadrõeséticos e valores morais ainda é o que esperamos de nossos líderes.Aquestão, porém, não é como convencer esses líderes a viver de acordo com exigências éticas e morais;mascomovocê e eu podemos permanecer fiéis àquilo que sabemos ser certoou errado?
Ao ler o “Manual de Negócios”a temporal,conhecido pelo nome deBíblia, encontramos a seguinte avaliação da condição humana:“Não há uma só pessoa que faça o que é certo”(Romanos3.10).
Ela nãoserve de justificativa para falta de integridade ou recusa em seguir regras morais comumente aceitas. Ao contrário, as Escrituras oferecemavisos e sugestões de como se ater – e manter – a elevados padrões decomportamento.
Ninguém está imune. Anos atrás o líder deu ma importante organizaçãosem fins lucrativos declarou:“Aúnica área em que jamais falharei é a dos relacionamentos”.Poucos anos mais tarde ele foiapanhadoem adultério com sua assistente administrativa.ABíblia alerta:“Portanto,aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”(1 Coríntios 10.12).
Cuidadoquando tudo estiver bem.Somos mais vulneráveis à tentação quando tudo está indo bem e sentimos que temos tudo sob controle.Em tempos assim, temos a tendência de confiar em nossa auto-suficiência, e deixamos de depender de Deus:“Eu me senti seguro e pensei: Nunca terei dificuldades.”(Salmo 30.6).
Todos nós temos um escape.“Não pude evitar”-é a desculpa esfarrapada quando nos rendemos à tentação e falhamos ética ou moralmente. A tentação pode parecer grande demais,mas se olharmos para Deus, Ele nos capacitará a evitar levá-la para o passo seguinte:o pecado! “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel:Ele não permitirá que vocês sejamtentados além do que podem suportar.]
Mas, quando forem tentados, Ele mesmolhes providenciará um escape, para que o possam suportar
(1 Coríntios 10.13).
Todos precisam de ajuda. “Sou fraco demais; não resisto à tentação”.Isso até pode ser verdade, mas se acreditamos na Bíblia, ela nos assegura que podemos ser fortalecidos por Jesus Cristo para fazer o que não podemos por nós mesmos:“Porque,quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim
(2 Coríntios 12.10).“
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como você reage ao tomar conhecimento de fracassos morais ou éticos de figuras públicas ou celebridades?
2. Há alguma área de sua vida onde a tentação é mais forte do que em outras? Como você lida com tais situações? Há alguma área em que você acredita que jamais irá se render à tentação?
3. Você acredita que Deus pode providenciar um escape para a tentação sempre que necessário, não importa em que situação?
4. Que medidas você poderia adotar, em sua vida, para evitar áreas de fraqueza moral ou ética? Que conselho você daria a um amigo ou companheiro para ajudá-lo?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6.13; 26.41; 1 Timóteo 6.9-10; Tiago 1.2-3, 13-15; 2 Pedro 2.9-10
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Você tem experiência?
Num processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: “Você tem experiência?” A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.
REDAÇÃO VENCEDORA:
Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar. Já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto. Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro. Já me cortei fazendo a barba apressado. Já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer. Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrela. Já subi em árvore pra roubar fruta. Já caí da escada de bunda. Já fiz juras eternas. Já escrevi no muro da escola. Já chorei sentado no chão do banheiro. Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante. Já corri pra não deixar alguém chorando. Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado. Já me joguei na piscina sem vontade de voltar. Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios. Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar. Já senti medo do escuro.Já tremi de nervoso. Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da n oite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua. Já gritei de felicidade. Já roubei rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um “para sempre” pela metade. Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol. Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: “Qual sua experiência?”. Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência… experiência… Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos! Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo momento, tudo se renova…?
Segredos Para o Sucesso
Há muitas maneiras de definir sucesso: status, poder, promoções e muitas outras. Uma medida importante para sucesso, porém, é o impacto, a influência que indivíduos exercem sobre pessoas à sua volta, seja no ambiente de trabalho, na comunidade ou em seus lares. Em outras palavras, a diferença que a vida de alguém faz na vida de outras pessoas.
Analisando historicamente (e espiritualmente), poucas pessoas exerceram impacto tão grande quanto o apóstolo Paulo, cuja vida e escritos são apresentados no Novo Testamento da Bíblia. Ao final de sua vida, ele tinha colaborado para que a fé cristã tivesse espalhado por todo o império romano, embora viajasse a maior parte do tempo a pé. Imagine o que ele teria realizado se dispusesse de um jatinho, telefone celular e notebook?!
Embora muitos de nós dediquem a vida para alcançar objetivos na esfera profissional e nos negócios, creio que a vida de Paulo oferece lições que podemos aplicar à nossa própria vida. Estas são as chaves para uma vida bem-sucedida:
Senso de direção. Para obter sucesso é importante você saber para onde está indo, quais suas metas e objetivos:“Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória”
(Filipenses 3.14).
Entendimento. Capacidade de lidar com circunstâncias inesperadas e se elevar acima das adversidades. “Aprendi o segredo de estar satisfeito em toda e qualquer situação” (Filipenses 4.12).
Comprometimento. Ao iniciar um empreendimento, atingir sucesso requer disposição para perseverar diante de dificuldades e desafios:“Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer” (Atos 20.24).
Compaixão. Como Paulo permaneceu sensível às necessidades das pessoas ao seu redor, também devemos nos esforçar para proteger os interesses dos que trabalham conosco. “Ainda que eu tenha... todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor... nada disso me valerá” (1 Coríntios 13.2-3).
Fé entusiástica. Líderes de sucesso acreditam piamente em sua missão e seu entusiasmo é contagioso. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" (Filipenses 4.13).
Serviço aos outros. Líderes egocêntricos geralmente têm mandatos curtos. O líder dedicado a servir aos outros, auxiliando-os a atingir suas metas é aquele que encontra seguidores dispostos.
“Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los” (2 Coríntios 12.15).
Resistência. O adágio nos lembra: “O importante não é como você começa, mas como termina”. Certamente isso era verdade para Paulo: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (2 Coríntios 4.8-9).
Experimente aplicar estas qualidades em sua própria vida e veja o resultado!
Próxima semana tem mais!
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Que significa sucesso para você?
2. Por que você acha que o autor sugere que o impacto pessoal é um dos parâmetros para a vida bem-sucedida?
3. Qual (ou quais) das chaves indicadas é mais importante para você? Alguma delas lhe parece de pouca ou nenhuma importância?
4. Com base em sua própria definição de sucesso e nas chaves citadas, que avaliação você faz de sua vida até agora?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Josué 1.8; Provérbios 12.28; 20.7; Efésios 2.10; Filipenses 3.10; II Timóteo 3.16-17.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Quando Orações Ficam Sem Resposta
Quando Orações Ficam Sem Resposta
Por Robert J. Tamasy
“Quando tudo o mais falhar, ore!”- este parece ser o lema de muita gente. Talvez você seja uma delas. Quando surgem momentos em que as circunstâncias ficam fora de controle recorrem à oração. Afinal que mal pode fazer, não é? Para outras, oração é essencial. Levam a sério o ensino da Bíblia, “Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17). Oram por suas necessidades pessoais, intercedem pelas de outros e louvam ao Deus que servem.
Há, porém, uma particularidade com a oração: não é como chegar a uma máquina automática, colocar dinheiro nela e receber o que se quer. Orações, às vezes, ficam sem resposta. O que acontece quando oramos e não recebemos a resposta que buscamos? Oramos e nada de resposta!
Ao longo de minha vida e de minha carreira vivi esta experiência em muitas ocasiões: ter que permanecer num trabalho que já não achava satisfatório, sem que surgissem novas opções; batalhar para encontrar a pessoa certa para preencher uma posição chave no quadro de pessoal; esperar pela venda da casa, enquanto pressões financeiras se acumulavam. Mas por meio dessas situações aprendi muito sobre oração e sobre Deus. Aprendi que Deus sempre responde as orações, mas o faz de uma destas quatro maneiras: sim; não; espere e diferente.
Quando Deus diz “sim”. Como um pai humano amoroso e compassivo, Deus tem prazer em receber os pedidos de Seus filhos e respondê-los. Mais do que isto, Suas respostas são melhores do que as de nossos pais imperfeitos. “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lucas 11.13).
Quando Deus diz “não”. Nossos pedidos algumas vezes são rejeitados porque nossa motivação é errada, fruto de desejos egoístas. Outras vezes, Deus sabe que o que verdadeiramente precisamos não é o que estamos pedindo. Então Ele diz “não”às nossas orações. “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados” (Tiago 4.3).
Quando Deus diz “espere”. Há momentos em que Deus, por alguma razão, retém Suas respostas. Pode não ser o tempo certo; detalhes específicos podem estar incompletos; Ele pode estar nos ensinando a ser pacientes; ou simplesmente quer deixar claro que é Ele que está no controle e não nós. “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal... Espere no Senhor e siga a Sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança” (Salmos 37.7,34).
Quando Deus diz “diferente”. Às vezes, quando oramos, estamos convictos do que necessitamos ou queremos. Deus em Sua sabedoria, porém, é onisciente e sabe quando uma resposta diferente é mais adequada – e melhor – do que a que estamos pedindo. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Efésios 3.20).
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Quando eu chorar - Bruna Karla
Quero compartilhar esta música com você, tem passado momentos díficieis mais não perdi o ânimo e acredito que Deus está realmente comigo. Hoje sentada em minha sala, peguei o meu laptop para ler meus emails, ai resolvi procurar vídeos na internet, na realidade você não vai ver nada e sim ouvir. Senti algo muito forte em meu coração, como se minha alma estivesse gritando através de louvor.
Com todo amor, dedico a você e principalmente ao meu marido Landry....
Acredite, nunca estamos sozimos.... Ele sempre está conosco.
Abçs
Jacyara
Assinar:
Postagens (Atom)